Quantcast
Channel: Colunas – Portal Caneca
Viewing all articles
Browse latest Browse all 156

Lemony Snicket [Especial]

$
0
0

Lemony_topo

por Alexandre Moreira

em 23 de Setembro de 2014

O pseudônimo de Daniel Handler, é na verdade mais do que autor de livros: é um personagem da vida real. Lemony Snicket tem passado, presente, futuro e acima de tudo: personalidade. Ele ficou famoso no mundo da literatura depois de escrever sobre as Desventuras em Série dos irmãos Baudelaire que ganhou também adaptação para o cinema.

Ele tem uma narrativa caricata e muito particular. Os fatos sobre sua vida ficam em completo sigilo apesar da sua aparição em Desventuras, com uma nova série de livros, porém, temos agora a chance de descobrir um pouco mais sobre esse cara tão misterioso.

Assim como Desventuras é uma história (de 13 livros) triste e deprimente dos irmãos Baudelaire . A série “Só perguntas erradas” é a história de perguntas erradas feitas por Lemony ao longo da vida, em específico 4 delas: que batizam respectivamente cada um dos livros, por hora só foram lançados os dois primeiros, dos quais, como vocês podem imaginar, falo na sequencia.

A coleção é na verdade um spin-off da série original, só que desta vez, ao invés de um mero narrador Lemony passa a ser o personagem principal da trama ao mesmo tempo em que nos conta o que está acontecendo. Os livros são ricamente incrementados com um toque bem divertido nas ilustrações de Seth, mas vamos então aos fatos:

Livro 1: Quem pode ser a uma hora dessas?

No primeiro livro, o que temos é um jovem Lemony deixando os pais para ir estudar: é algo muito estranho essa família, e mesmo os estudos passados, mas isso vai se revendo com a narrativa. Ao ser escolhido por uma tutora MUITO estranha, ele é apresentado a uma organização secreta (imagino que seja a CSC ou algo semelhante que pode dar origem a ela, mas isso não fica explicito ainda). 

No primeiro caso de Lemony ele e sua tutora devem viajar até um vilarejo a beira-mar, que não tem mais mar, e resgatar uma estatueta que foi roubada (só que não tão bem roubada assim) e devolver ao seus legítimos donos. Em uma narrativa muito mais divertida, somos conduzidos página a página pela resolução do mistério e pelos objetivos do jovem Lemony.

O desenvolvimento dos personagens, bem como os cenários percorridos pelo narrador, são bem articulados na narrativa e os diálogos quase improváveis contribuem para a leitura ainda mais fluída e leve. Em muitos momentos o narrador inclusive conversa com a gente, em muitas horas para justificar o título do livro (impossível não rir).

Ao término do primeiro livro, Lemony é promovido por sua tutora, que lhe concede mais confiança, ainda que não diga o que significa o S. em seu sobrenome (ninguém sabe o que significa).

Livro 2: Quando você a viu pela última vez?

Seguindo a sequência de casos, temos Lemony com mais um mistério em mãos e ainda relacionado ao mesmo vilão do primeiro. O vilarejo, ao que parece, tem um conjunto de lendas e histórias mal resolvidas entre seus moradores: um prato cheio para as investigações do jovem agora promovido.

Ao mesmo tempo que investiga o desaparecimento de uma menina, Lemony busca pistas sobre o vilão de ambos os casos e, paralelamente, nos revela um plano de se encontrar com algum membro de sua família. O fato de trabalhar nessa organização, permite um meio de comunicação com sua irmã em outra cidade algo complexo, mas especialmente engraçado de tão escancarado. Para isso, Lemony faz uso do grande jargão “é óbvio demais para ser notado” e é com essa brincadeira que boa parte do raciocínio lógico do iniciante de investigador se desenvolve.

O livro termina com o mistério resolvido, mas criando ainda mais bifurcações para compreender as causas maiores dos personagens e acima de tudo se a CSC tem algo a ver com essa “organização” ou com esse começo de carreira de Lemony.

Ah! Tem algo bem particular nas ilustrações dos livros: cada um compõem uma identidade para com a capa, do primeiro todas elas são coloridas com as cores preto, azul e branco enquanto do livro seguinte passam a fazer uso do preto, branco e roxo. Achei isso bem legal! O trabalho gráfico da Cia. das Letras não deixa a desejar também.

Os próximos livros ainda não foram anunciados, vamos esperar. Mas enquanto isso, temos uma outra obra que é prato cheio para os fãs de Lemony, acompanhe.

Lemony Snicket: autobiografia não autorizada

Outro livro realmente instigante (a começar pelo título). Ele faz parte das Desventuras em série como um anexo. O próprio trabalho da capa ajuda a fazer a ligação entre os títulos.

O que temos é, na verdade, um dossiê sobre a CSC (de fato) através de documentos enviados e escritos por Lemony. Uma vez mais o número 13 aparece: é a quantidade de capítulos em que o livro se organiza. A obra tem um fator bem particular: as mensagens entre os membros da organização estão criptografadas entre os textos como forma de proteção. Ao começar a ler, inclusive, o autor solicita que você use a contracapa externa do livro que tem como título “A Pandega do Pônei” ao invés de “Lemony Snicket: autobiografia não autorizada” ou mesmo a capa original que não apresenta título, mas a ilustração de uma carta com o selo das Desventuras em Série sendo entregue por uma mão usando luvas. (sim, o livro tem 3 opções de capas!!).

Ao longo de poucas páginas Lemony nos conta um pouco mais sobre o passado e a organização da CSC, inclusive com fotos e anotações bem particulares. E mais uma vez elogio o excelente trabalho gráfico da Cia das Letras no trabalho editorial. Ficou ótimo!

Mais para o fim do livro há a ligação de Lemony com o caso dos Baudelaire, ainda que não esclareça o perigo que ele cita dentre os 13 livros da serie original. Assim como seus escritos, Lemony é uma referência de autor para muitas crianças ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

As Desventuras em Série foram tão importantes para uns quanto “Harry Potter” é para outros e assim por diante. Resta agora esperar os lançamentos de série “Só Perguntas Erradas” para tentar compreender um pouco mais dessa mente brilhante e satírica de Lemony Snicket.

E você? Conhece ou já leu alguma obra do autor? Tem mais informações ou teorias a respeito? Compartilhe com a gente nos comentários:

The post Lemony Snicket [Especial] appeared first on PortalCaneca.com.br.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 156

Latest Images

Trending Articles





Latest Images